quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Infoedu – novembro em reportagem...


novembro em reportagem...









Ao longo do mês de novembro, a Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos (SRE) promoveu alguns eventos que a nossa reportagem acompanhou. Em meados do corrente mês, o secretário regional da Educação e Recursos Humanos assistiu, no estádio da Choupana, ao dérbi entre o Nacional “A” e o Marítimo “A”, a contar para o campeonato masculino de futebol, no escalão de iniciados . Nesta visita, Jaime Freitas quis, essencialmente, realçar que a experiência sentida pelos atletas e as vantagens que o desporto oferece dependem, em particular, do bom relacionamento entre os mesmos. Presentes neste evento estiveram outras personalidades, como é o caso do então diretor regional de Educação e do presidente do Instituto do Desporto da R.A.M. que também opinaram sobre esta temática. Na segunda volta da visita, o governante que detém a pasta da Educação visitou as instalações desportivas, desta vez, do Marítimo, sendo que, no final da visita guiada ao complexo, se regozijou pelo papel desenvolvido pelo clube na sociedade, quer ao nível da Educação quer do Desporto.

Nesta edição, o Infoedu releva, ainda, a apresentação da “Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais”. A então diretora regional de Educação Especial e Reabilitação destacou os 46 anos da Educação Especial como um percurso atualizado e redimensionado pela vontade e determinação dos decisores políticos da RAM. Neste evento, participou o secretário regional de Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas, que, por seu turno, defendeu uma educação para todos, embora e devido à condição humana de cada um, o ensino deva ter a sensibilidade adequada a cada cidadão.

Fomos ainda acompanhar a iniciativa da Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos, através do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), em parceria com a Diocese do Funchal, e apresentamos aqui os concertos de Órgão "Voz Celeste". Este ciclo de espetáculos vem decorrendo na Igreja do Colégio, no Funchal, à segunda-feira, pelas 12h30, e terminará em 17 de dezembro próximo. Saiba que o programa de cada concerto contempla uma obra de um compositor madeirense e que conta com a participação de alunos e docentes do GCEA.

Para concluir o mês, fazemos ainda referência ao desporto escolar, que envolve inúmeros alunos nas escolas regionais. Desta feita, deslocámo-nos à Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Bartolomeu Perestrelo e recolhemos declarações de professores e alunos em atividade.
Dos treinos dos grupos/equipas à atividade interna, com campeonatos interturmas, apresentamos-lhe os sons que deram ânimo e cor a um final de manhã desportivo. Ténis de mesa, voleibol, badminton e basquetebol foram as modalidades abordadas.

    * Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

   

Sem comentários:

Enviar um comentário